Reaproveitamento de pneus usados
Rosana Leite Rosa Pires – RA:
Maria de Fatima Mendonça de Carvalho
Jennifer Karoline Prado – RA:
Paulo Ricardo Alves Martins – RA
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Taubaté/SP
2011
Introdução
Todos nós sabemos os problemas causados a natureza com o acumulo excessivo de lixo. Como podemos contribuir? Praticando consumo consciente e mudar hábitos como, por exemplo, fazer coleta seletiva e promover a reciclagem. Um dos vilões do acumulo de lixo são os pneus usados, que quando descartados na natureza, provocam diversos problemas alem do fato de possuir validade indeterminada. Jogados em terrenos baldios, são acumuladores de água e tornam-se moradia certa para o mosquito transmissor da dengue e contribuem para a proliferação de outros insetos e pequenos animais. Pneus não podem ser queimados a céu aberto, pois sua queima libera gases e substancias toxicas que agridem o meio ambiente.
Proposta para o reaproveitamento de Pneus Usados.
Hoje em dia já não há mais razão para jogar pneus em aterros, já que existem novas maneiras para reciclá-los e ainda muitas sendo desenvolvidas. O fato de ocuparem muito espaço em aterros tem sido o maior problema, 75% do pneu está vazio e não se sabe exatamente quanto levará para se decompor, acarretando assim o risco de não haver mais espaço em aterros para armazená-los. Uma vez que você trocar seu pneu usado por um novo há dois destinos que seu pneu pode seguir. Se estiver em boas condições, ele poderá ser enviado para as fábricas de remold, onde seu pneu ganhará uma nova vida ou seu pneu será cortado em pedaços para ser reutilizado. Algumas empresas utilizam as seguintes maneiras de se reaproveitar os pneus usados:
Reciclagem de