Reality show subliminar
UM ENSAIO SOBRE O “BIG BROTHER BRASIL”
1) Efraim Queller de Souza
2) Adriana Sartório Ricco
1_ Estudante de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
2_ Mestranda em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade de São Marcos e professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
Resumo
Esse artigo traz uma reflexão sobre as mensagens subliminares do conteúdo televisivo do reality show, com um foco especial no programa Big Brother Brasil.
Tem como objetivo analisar as possíveis influências do programa na sociedade. Em sua metodologia, trata-se de um estudo de caráter exploratório, utilizando-se em seu delineamento fontes bibliográficas e documentais. O resultado é a constatação de que o programa em questão tem forte poder de influência e persuasão sobre o comportamento social.
Palavras-chave: Comunicação. Mensagem Subliminar. BBB. Reality Show.
1) INTRODUÇÃO
A mídia televisiva hoje está dominada pelos Realities Shows. Esta febre teve início nos Estados Unidos e se propagou pelo mundo, ganhando força quando a interatividade somou-se a tramas de vidas e casos reais, atraindo olhares curiosos e prendendo a atenção de bilhões de espectadores.
O Reality Show é um programa que se diferencia dos demais pela inclusão do "real" na TV, onde se tem a impressão de que tudo é fictício e lúdico (com exceção dos informativos). Estes programas trazem como proposta uma realidade que se aplica a diversos segmentos, de acordo com o público ao qual são dirigidos, podendo ser classificados como disputas, desafios, confinamentos, quiz e outros.
No início de 2000, chega ao Brasil o “Big Brother Brasil”, programa no formato do Big Brother original, criado e patenteado pela Endemol (Holanda). No programa o cenário é uma casa onde são colocadas pessoas de diferentes perfis e