Realismo
- Em Dubai, a união internacional de telecomunicações reuniu os países para negociar a revisão de seu tratado de 1988. Foi uma batalha politica dividida em o mundo livre VS autoritarismo. Foram 89 países a favor como (Brasil,China, Russia entre eles..) e 55 contra como (EUA e a união Europeia) .
A UIT resolveu reunir os países para tentar criar novas regras para a internet , ela quer também revisar e renovar seu tratado de 1988, que define como as redes de telecomunicações ao redor do mundo devem funcionar. Da última vez que a ITU convocou uma reunião, o foco era em telefonia. Redefinir o tratado foi a melhor escolha, já que o mundo da internet está evoluindo e já se passaram 25 anos de muitas mudanças e evolução da internet aconteceram.
Desde 2011 no Brasil, o congresso debate um ‘’ marco civil da internet’’ que está entre os 8 projetos importantes a serem realizados no Brasil, mas está difícil desenvolver este projeto por conta das companhias telefônicas, direitos autorais, os ativistas virtuais e o governo.
A UIT não poderá decidir as novas regras para a internet sozinha, os representantes dos governos vão dar opiniões e impor as regras para conseguirem chegar até um acordo que parece ser uma ‘’missão impossível’’. Quem representa o Brasil é o ministro das comunicações, Paulo Bernardo.
A votação será feita a portas fechadas, sem qualquer transparência, algo que não combina muito com o espírito aberto da internet. (Apenas sessões de plenário são abertas à imprensa.) As propostas de cada país também são secretas. Diversos países propõem aumentar a censura na internet, e reduzir a neutralidade de rede. É por isso que o Google criou o site "Tome uma atitude", para se contrapor às