Realismo 1
Naturalismo
Português
Trabalho realizado por
> Vanessa Brito
> Mariana Domingos
> Manuel Costa
> Rodrigo Silva
Introdução
Os temas propostos para este trabalho são o Realismo e o Naturalismo.
No decorrer da apresentação iremos abordar várias questões como: O que é o Realismo e o Naturalismo; As várias vertentes onde o Realismo esteve presente; Como surgiu em Portugal e na e na Europa, dando uma maior atenção à Questão Coimbrã e à Geração de 70; Como surgiu o Naturalismo; e por fim iremos observar em que aspetos é que o Realismo e o Naturalismo divergem.
O que é o realismo?
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX.
O realismo é uma base filosófica para todas as conceções do espirito – uma lei, uma carta de guia, um roteiro do pensamento humano na eterna região do belo, do bom e do justo.
A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico. Época em que surge o realismo
É na segunda metade do século XIX que a Europa se vê “modificada” por novos ventos políticos, científicos, sociais e religiosos. Neste contexto surge em França um movimento artístico cuja influência se estendeu a numerosos países europeus, chamado Realismo. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objeto de ação contra o capitalismo progressivamente mais dominador.
Vertentes do realismo
Teatro
Pintura
Escultura
Arquitetura
Literatura
Teatro:
Com o