Realismo Naturalismo 1
Raul Pompeia
“ O ateneu “
Raul d'Ávila Pompeia
Biografia
Raul D´Ávila Pompéia nasceu em Angra dos Reis, RJ, em
1863. Houve um tempo em que as exaltações políticas de alguns escritores, transformadas em polêmicas públicas, podiam levá-los ao duelo, como o que houve, em fins do século XIX, entre Olavo
Bilac e Raul Pompéia. A morte desse último, entretanto, só ocorreu posteriormente, depois de outros ataques jornalísticos, quando se suicidou com um tiro no coração, no Rio de Janeiro em 1895.
Desde cedo, esse espírito combativo, rebelde e inconformista o levou a se manifestar em atividades abolicionistas e republicanas que buscavam uma revolução dos valores da época.
Influenciado por Baudelaire, e mesmo antes de Cruz e
Sousa, ele foi o primeiro escritor a fazer uso no Brasil dos chamados poemas em prosa, mas foi o romance que o levou a um verdadeiro lugar de destaque na história literária nacional.
Valorizando a memória autobiográfica, os sentimentos individuais, as agitações interiores, enfim, tudo aquilo que se passa na cabeça do escritor em sua busca de interpretação da realidade vivida através do momento presente, ‘O Ateneu’, sua obra-prima, marca o início da ficção impressionista no país
Lei dos Sexagenários
Promulgada em 28 de setembro de 1885, a Lei dos
Sexagenários concedia liberdade apenas aos escravos com mais de
65 anos, que já não dispunham de força e disposição para encarar as péssimas condições de trabalho cedidas pelos senhores de engenho.
Na prática, essa lei não mudava em nada a relação dos patrões com os escravos. De fato, dava mais autonomia aos donos dos grandes cafezais em dispensar mão-de-obra que não produzisse.
Poucos escravos chegavam aos 60 anos, tornando a lei praticamente inútil. Mesmo assim, sua aprovação tornou-se um artífice importante na campanha dos abolicionistas, que três anos mais tarde conseguiriam aprovar a Lei Áurea.
Contexto Literário
Os romances naturalistas se destacam pela abordagem