REALISMO ARISTOT LICO Questionario 1
735 palavras
3 páginas
Nome: Grazielly de Matos Oliveira BritoDisciplina: Filosofia Geral e Jurídica Curso: Direito 1º Semestre
Professor: João Batista
REALISMO ARISTOTÉLICO
1. Como Aristóteles compreende a possibilidade de uma ciência sobre o real concreto? Aristóteles afirma conhecer o que é o real concreto e mutável por meio de definições e conceitos que permanecem inalterados. Basta que para isso seja estabelecido previamente que importa ser conhecido acerca do ser, distinguindo-o daquilo que pode ser deixado por ser meramente ocasional, fatual ou acidental.
2. O que é metafísica segundo Aristóteles? Metafísica é o que estuda o Ser e procura enunciar essa ordem subjacente que torna inteligíveis todos os fenômenos.
3. Quais são as principais críticas de Aristóteles à teoria das ideias de Platão? Aristóteles alega que as Teorias das Ideias de Platão não explica o movimento dos entes materiais, ordenado e harmonioso, e cria mais dificuldades do que resolve. Também não trazem nenhum concurso para a ciência dos outros seres, nem para explicar a sua existência, pois não são nem ao menos imanente as coisas que delas participam; se fossem imanentes, talvez pudessem assemelhar-se a causas dos seres, como o branco é a causa da brancura no ser branco, entrando em sua composição.
4. Qual é a origem da filosofia? Ou seja, como principia a filosofia? A filosofia implica o abandono do senso comum e o despertar da consciência crítica que tem uma função libertadora para o homem. O abandono do senso comum se dá em virtude do espanto, e este é a origem do filosofar.
5. O que diz o princípio da identidade ou da não-contradição? Qual é a sua importância? Como conhecimento necessário e universal, a filosofia distingue-se da opinião (doxa), que varia de acordo com as situações, os sujeitos e as mutações da realidade. A garantia de um saber verdadeiro está na possibilidade de sua