Realidade ambiental do municipio de porto nacional-to
O município de Porto Nacional surgiu no fim do século XVIII, com descoberta de jazidas de ouro e diamantes. O seu primeiro nome foi Arraial de Porto Real, ainda povoado. Em 1831, foi promovida vila, passou a chamar-se Vila de Porto Imperial. Com a Proclamação da República consagrou-se Porto Nacional, sendo levado à emancipação para a categoria de cidade no dia 13 de julho de 1861.
A cidade se situa a 64 km de Palmas e a 800 km de Brasília, capital da República. Segundo (IBGE, estimativa 2009) possui cerca de 46.722 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é a agricultura. A região já passou por vários períodos migratórios, e, em virtude disso, sua população é formada por pessoas de praticamente todas as regiões do país. Dessa forma, Porto Nacional encontra-se com sua identidade cultural ainda em formação, sendo possível observar uma grande variedade de costumes e modos de vida dentro da população.
Segundo Rocha (2000), educação ambiental é um processo de tomada de consciência política, institucional e comunitária da realidade ambiental, do homem e da sociedade, para analisar, em conjunto com a comunidade, através de mecanismos formais e não formais, as melhores alternativas de proteção da natureza e do desenvolvimento sócio-econômico do homem e da sociedade. Assim, entende-se por educação ambiental, tudo que leva a apropriação do meio ambiente, onde se possa construir, estabelecer relações e a utilização sustentada do meio ambiente.
A empresa deverá identificar as necessidades de treinamento quanto à questão ambiental nas diversas áreas e em todos os níveis funcionais. Deverá receber treinamento apropriado, prioritariamente, todo pessoal que tenha um nível funcional de decisão quanto à priorização de atividades de melhoria de processos ligados a aspectos ambientais e recursos financeiros, ou diretamente ligados ao setor ambiental, ou ainda aqueles cujas atividades causem impactos sobre o meio ambiente, sobretudo se essas