Reajuste da tarifa de ônibus de manaus-am e a injustiça
REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS DE MANAUS-AM
E A INJUSTIÇA
MANAUS-AM
2010
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
ANDRESON SOUZA FREIRE
Projeto de pesquisa elaborado para obtenção de nota parcial da disciplina filosofia medieval da Faculdade Salesiana Dom Bosco.
PROFESSOR. ARTHUR FREITAS HIDALGO
MANAUS-AM 2010
REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS DE MANAUS-AM
Aumento do valor da passagem acontecerá em abril de 2011, com a entrada de 500 novos ônibus no sistema, anunciou SMTU.
A entrada de 500 novos ônibus na frota do sistema de transportes previsto para ocorrer em abril de 2011 já vira com uma nova tarifa.
MANAUS – O prefeito Amazonino Mendes afirmou nesta quarta-feira (6) que 900 veículos do transporte coletivo devem rodar em Manaus até junho de 2011. A nova frota fará parte da licitação já aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e sancionada hoje, referente ao transporte urbano da capital. Ao todo, a licitação prevê investimentos na faixa de R$ 5 bilhões nos próximos 10 anos.
Durante coletiva de imprensa nesta tarde, o prefeito afirmou que a licitação deve ser aberta em dezembro deste ano. Os primeiros 450 ônibus devem chegar a Manaus em abril de 2011. Com a segunda remessa, que chega em junho, serão 800 veículos comuns e 100 articulados. Segundo Amazonino, o número corresponderia a mil novos ônibus, devido ao tamanho e capacidade dos veículos articulados.
Através da licitação, a Prefeitura quer atrair novas empresas do transportem para Manaus. “Sempre que tentávamos atrair resolver o problema esbarrávamos na necessidade de tirar essas empresas [Consórcio Transmanaus]. Com esse novo processo, para a atual empresa continuar, vai ser preciso que elas se habilitem”, comentou o prefeito. Atualmente, as empresas deveriam aproximadamente R$ 84 milhões somente de Impostos sobre Serviço (ISS).
Pelo novo contrato, ainda a ser fechado, o transporte seria divido em dez lotes, com no máximo 200 ônibus cada um. A medida