Edicao de videos
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens em mídias. Edição de vídeo é o processo de corte e montagem de filmes em meio analógico ou digital, linear ou não-linear. Este processo é necessário pois, ao contrário do que acontece em peças de teatro, os filmes normalmente são gravados em partes, divididos por cenas ou tomadas que são feitas diversas vezes e por diferentes ângulos.
A edição de vídeo consiste em decidir que tomadas usar, quais são as melhores e uní-las na sequência desejada. Pode-se inclusive montar as sequências fora da ordem cronológica de gravação ou do próprio tempo do filme.
Editar um filme ou vídeo não se limita a escolher as melhores cenas, é nesta fase da produção que são inseridos efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas.
A edição linear é feita seguindo a ordem cronológica do filme. A edição inicia-se com as primeiras cenas do filme/produto. Ou seja: uma imagem após a outra de acordo com a ordem em que essas imagens foram gravadas. Já a edição não-linear é feita segundo os critérios do próprio editor, que decide se edita primeiro as últimas cenas, as do início do filme/produto, ou as do meio.
Podemos também pensar em edição de vídeo indo além do corte mais como um "recorte", que se faz de alguma realidade ou história que se quer contar. Assim a edição se iniciaria já no Roteiro ou mesmo antes na concepção da idéia do