TEXTO: "Os-Sistemas-de-Edição-de-Vídeo-linear-versus
Aluna: Marcela Perrelli
Professor: Etna Vasconcelos
TEXTO: "Os-Sistemas-de-Edição-de-Vídeo-linear-versus"
Existe uma dificuldade de armazenamento das imagens e do correspondente áudio que permita transmissão em imediato e a retransmissão do programa em alguns países com fuso horários diferentes.
Em 1956 a Ampex trouxe o primeiro gravador de vídeo tape o qual revolucionou a indústria da televisão esse sistema foi utilizado na década de 60 em estúdios de TV para pré-gravação e arquivo dos programas transmitidos.
Sistema de Edição Não-Linear
Editar vídeo utilizando um sistema de edição não-linear é como escrever, utilizando um programa sofisticado de edição de texto. Palavras, frases e parágrafos podem ser incluídos, eliminados e reordenados, a um clicar de mouse.
O primeiro passo do processo de edição não-linear é a digitalização das imagens. Os segmentos de vídeo do material original são transferidos para o hard disk do computador. Os takes digitalizados viram arquivos do sistema, e como tal, podem ser acessados e processados, quase que instantaneamente e em qualquer ordem.
Os sistemas de edição não-linear tem uma interface gráfica, bastante amigável e oferecem sofisticados recursos de vídeo (efeitos especiais, caracteres, correção de cor, etc.) e áudio (filtros e efeitos sonoros). Alguns sistemas permitem até que se altere (comprimindo ou expandindo) a duração de segmentos de áudio e vídeo. A maioria dos sistemas utiliza uma ( ou mais ) timelines - linhas de tempo - para representar a sequência que está sendo editada. O operador utiliza o mouse para selecionar e arrastar para a time line, os segmentos de áudio ou vídeo, transições e efeitos especiais, que irá utilizar e para ordená-los.
Sistemas de Edição Linear
O conceito por trás da edição linear é simples: segmentos do material original de um ou mais tapes são copiados para outra fita. No processo, as tomadas ruins são eliminadas, os segmentos