Enfermagem em cuba
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROF: ALLAN DIONÍZIO
HISTORIA DA ENFEMAGEM EM CUBA
CUITÉ
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROF: ALLAN DIONÍZIO
HISTORIA DA ENFEMAGEM EM CUBA
Trabalho aborda o sistema de saúde em Cuba, as origens da Enfermagem no país e a perspectiva atual
ANA CAROLINA SOARES SILVA - 81112132
ANA PAULA GOMES - 81112134
ANA QUITÉRIA ISMAEL CARVALHO - 81112269
ANNY MAYARA DE ARAÚJO OLIVEIRA - 81112136
CUITÉ
2011
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade explanar a respeito da história da saúde em Cuba enfatizando na historia da enfermagem neste pais.
O atendimento do sistema de saúde cubano é respeitado em todo o mundo, e é mais um dos mais avançados dos sistemas que se encontram na América Latina. Contudo, o sistema cubano serve como modelo para países do Terceiro Mundo em desenvolvimento.
2. DESENVOLVIMENTO De acordo com os padrões estabelecidos sobre saúde Cuba é um pais respeitado e exemplo para os países subdesenvolvidos. O governo cubano opera um sistema nacional de saúde e assume a responsabilidade fiscal e administrativa para a saúde de todos os seus cidadãos. Não há hospitais ou clínicas privadas como todos os serviços de saúde são de gerência do governo.
Uns dos direitos essenciais assegurados a população cubana foi a criação de um Sistema Nacional de Saúde levando programas assistencialistas a toda a população esse programa começou a funcionar logo após a consolidação da Revolução Cubana. Antes da revolução o sistema de saúde compreendia apenas os hospitais privados e as casas de socorro. Hoje Cuba conta com 383 unidades de saúde com cobertura completa, 99,1% da população está coberta com um médico e uma