Readministração
INTRODUÇÃO
Trabalha com estratégias de sobrevivência de organizações a grandes turbulências. São mudanças que buscam:
• Organizações -> Eficientes, Eficazes e Efetivas • Indivíduos -> Atualizados e bem recompensados
Organizações de Aprendizagem:
Reflexão dos processos de mudança organizacional baseada nas cinco disciplinas:
• Domínio pessoal -> Indivíduo se conhece • Modelos Mentais -> Paradigmas • Visões compartilhadas -> Objetivos comuns • Aprendizado em grupo -> Lógica comum • Pensamento Sistêmico -> Vencer limitações em busca do aperfeiçoamento
Organizações Virtuais:
Baseada na concorrência globalizada, busca estar atuando em todas as partes do mundo. E para isso, procuram formar parcerias nas áreas de Marketing e manufatura, que lhes proporcionam a redução de trabalho e custos em outros países. Cada vez menos dependem de espaço físico.
ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Desde a década de 60 o tema de aprendizado tem se acentuado em pesquisas de diversas áreas, principalmente na de psicologia comportamental, da cibernética e na de teoria das organizações. As organizações tem um aparato significativo, que inclui cultura, história, memória, normas e procedimento.
Segundo Flenry (1995) as organizações de aprendizagem inserem-se no contexto de uma reflexão dos processos de mudança organizacional. Para essa autora chega a ser redundante ressaltar a necessidade de mudanças onde se vivi em constante transformação, As mudanças organizacionais efetivas são assimiladas na literatura porque são as que promovem mudanças nos seus padrões de desempenho. Trata-se do processo do aprendizado contínuo ou permanente organizacional Garvin (1993) participa desse conceito ao definir as organizações da aprendizagem com as que adquirem a capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimentos para modificar seus comportamentos e para refletir esses novos conhecimentos insights.
Outro que se