reactores
Introdução
Neste presente trabalho tem como objectivo estudar os seguintes temas:
Fissão nuclear
Reactor nuclear
Fusão nuclear
A bomba atómica e de Hidrogénio
1. Reacção de fissão
Com a descoberta do neutrao achou se uma nova particula para desencadear reaccoes nucleares. O neutrao apresenta comparativamente as outras particulas (alfa,beta, electrao). A grande vantagem de ser electricamente neutro por isso o electrao pode se aproximar do nucleo de qualquer elemento sem que seja repelido pela carga positiva do nucleo.
Devido a essa vantagem o neutrão passou a ser a partícula mais usada no desencadeamento de reações nucleares. Por exemplo, quando se bombardeia um núcleo de urânio 235 com nêutrons o choque e de tal maneira eficaz que o núcleo fragmenta se em dois núcleos mais leves que podem ser o bário 144 e o kripton 90. A este tipo de reação nuclear da-se o nome de fissão nuclear. A fissão nuclear é uma reação nuclear durante a qual:
Obtêm-se dois núcleos pesados, mas leve que o nuclido pai.
Ocorre um defeito de massa.
São emitidos dois ou mais neutrões, chamados neutrões de fissão.
Liberta-se grande quantidade de energia.
A equação que representa este processo é: Espectroscopicamente pode determinar a massa dos nuclidos intervenientes na reação. Neste caso as massas são apresentadas na tabela:
Partículas
Massa (u.m.a)
Kripton
89, 9063
Bário
143, 9054
Neutrão
1, 00867
Urânio
235, 0439
No entanto as três reações muito comuns são: é importante referir que o núcleo mais pesado da fissão pode possuir uma massa entre 130 e 180, e o mais leve entre 80 e 110. É raro os dois núcleos terem a mesma massa.
2. Reactor nuclear
A energia libertada durante a fissão nuclear é largamente utilizada nas centrais nucleares.
No reactor nuclear, a energia cinética dos fragmentos da fissão é transformada em calor.
A figura abaixo representa,