reaccoes de reconhecimento de carboidratos
Os carbohidratos ou hidratos de carbono são biomoléculas que possuem a fórmula mínima (CH2O)n. Classificam-se em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são classificados como aldoses (aldeídos) ou cetoses (cetonas) em função do grupo funcional que apresentam e, de acordo com o número de átomos de carbono, são também classificados como trioses, tetroses, pentoses, hexoses, etc. Dissacarídeos, trissacarídeos e oligossacarídeos são formados pela condensação de monossacarídeos, envolvendo a perda de água (ligação glicosídica). Na relação abaixo são mostrados alguns exemplos de carbohidratos encontrados nos sistemas vivos.
Reagente de Tollens
O reagente de Tollen (ou reagente de Tollens) é um reagente usado no teste dos aldeídos alifáticos (de cadeia aberta).
A amostra é aquecida com o reagente num tubo de teste. Os aldeídos alifáticos reduzem o reagente de Tollen, mais especificamente o ião complexo Ag+, originando um produto facilmente identificável: prata metálica que forma um espelho prateado e brilhante na parede interior do tubo (daí o nome do teste, espelho prateado).
As cetonas são redutores mais fracos, pelo que não reagem com o reagente de Tollen, isto é, apresentam um resultado negativo.
O reagente de Tollen é preparado pela adição de hidróxido de sódio a nitrato de prata (I) formando-se óxido de prata (I), que é posteriormente dissolvido em solução aquosa de amoníaco originando o ião complexo [Ag(NH3)2]+.
Este reagente deve ser sempre preparado na ocasião da experiência, uma vez que com o tempo, formam-se produtos explosivos, tendo ocorrido já vários acidentes com soluções deixadas em repouso várias horas.
Ex:
2 AgNO3 (aq) + 2 NaOH (aq) → Ag2O (s) + H2O (l) + 2 NaNO3 (aq)
Ag2O (s) + 4 NH3 (aq) + H2O (l) → 2 Ag(NH3)2OH (aq) (Reagente de Tollens)
Reagente de Fehling
Esta reação é utilizada para a pesquisa de açúcares