Proteínas
Biomoléculas
São compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogénio, Oxigénio e Azoto) (Nitrogénio). Ou seja, são as proteínas, glícidos, lípidos, ADN, nas moléculas, etc. O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações.
Em percentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigénio 25 a 30%; Nitrogénio 08 a 10%; Hidrogénio 03 a 05 %.
Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes.
A água principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula. As Macro moléculas são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexa.
São sempre formadas a partir de unidades fundamentais, moléculas menores e muito mais simples que funcionam como matéria-prima para a construção das macro moléculas.
Desenvolvimento
As proteínas constituem a maior fracção da matéria viva, são as macros moléculas mais complexas e possuem inúmeras funções na célula.
Os ácidos nucléicos são as maiores macro moléculas da célula são os responsáveis pelo armazenamento, e transmissão da informação genética.
Os carboidratos são os principais combustíveis celulares possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.
Os lípidos formam nossa principal fonte de armazenamento de energia assim como desempenham importante função na estrutura das membranas biológicas, são biomoléculas hidrofóbica.
A água, além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções, é o factor primário de definição das complexas estruturas espaciais das macro moléculas.
Muitas vezes a estrutura