formação de jovens e adultos
637 palavras
3 páginas
Apoio a iniciativas que visam possibilitar o atendimento educacional, com qualidade e aproveitamento, aos professores e educadores que trabalham diretamente com jovens e adultos que estejam fora da escola ou em processo de alfabetização, escolarização e escolarização integrada à qualificação profissional, mediante: i) assistência técnica e financeira para a implementação de projetos de produção e desenvolvimento de recursos didáticos bem como de publicações pedagógicas e conceituais no campo da alfabetização e educação de jovens e adultos, além de propostas originais de alfabetização e educação de jovens e adultos; ii) desenvolvimento de projetos de estudos e pesquisas para diagnóstico, monitoramento e avaliação das ações implementadas nos processos educativos de jovens e adultos; iii) fomento no apoio a projetos que visem à realização de cursos de formação continuada de professores, gestores, diretores, diretores de estabelecimentos penais, agentes penitenciários e demais profissionais da educação; e iii) fomento a produção de materiais pedagógico/formativos e de apoio didático para a EJA que contemplem Economia Solidária; iv) fomento à formação de educadores, coordenadores e gestores da EJA com ênfase na Economia Solidária; e v) fomento publicação de experiências de EJA integradas ao desenvolvimento da Economia Solidária.
Objetivo:
Apoiar iniciativas que contribuam para ampliar, diversificar e melhorar a qualidade da oferta de formação continuada de professores das redes de ensino públicas.
Data de início: 2007
Instrumento legal que o instituiu: Resolução/ Fnde / Cd / Nº 44 De 17 De Outubro De 2008. Resolução/Fnde/Cd/Nº48 De 28 De Novembro De 2008. Resolução/Fnde/Cd/Nº 50 De 04 De Dezembro De 2008. Resolução/Fnde/Cd/Nº 51 De 15 De Dezembro De 2008.
Participação e controle social:
Órgãos colegiados de monitoramento, controle e avaliação das políticas públicas nos eixos de Educação de Jovens e Adultos, entre os quais destacam-se:
- Comissão Nacional de