RE: Unidade V - Formação do preço de venda
Professora: Marina D. Demarzo
Nome: Aline C. Brun. Nº 02
Serie: 3ºA
O filme o preço do amanha, nos relata claramente o que a sociedade de hoje nos diz há muito tempo, “quem tem mais dinheiro (ou tempo) vive mais e melhor”.
Mas é claro que todos iriam querer ser jovens para sempre, no filme isso é possível, pois as pessoas envelhecem ate os 25 anos e depois disso basta ter dinheiro para sobreviver e se manter linda (o) e viva (o) para sempre. Nele se relata exatamente a sociedade em que vivemos, a falta de infraestrutura, falta de trabalho digno para todos, salario a altura do seu bom serviço, falta de oportunidades, apoio do governo e dos responsáveis a altura, a desigualdade social, que é o que está mais presente no nosso dia a dia.
Não se tem como imaginar um mundo sem o capitalismo financeiro, como Karl Marx disse em seu livro A Teoria do Capital “...Não existe maneira de modificar o capitalismo pra que ele não gere desigualdade. A essência do capitalismo é o acumulo de bens e capitais, e pra garantir esse acumulo é necessário que o sistema tenha pessoas nas mais diversas camadas sociais (uma minoria que detenha os meios de produção, e uma maioria que detenha apenas sua força de trabalho como bem de troca com os donos dos meios de produção)...”
Na verdade tudo aquilo que se relata no filme é a verdade nua e crua de uma sociedade, suja e corrupta, cheia de mentiras e de “trambicagens” para sobreviver e ter o alimento para colocar na mesa no dia seguinte.
Se pelo menos cada um tivesse a dignidade de conseguir o seu dinheiro sem ter que pisar e prejudicar alguém, a nossa sociedade estaria muito mais habituada para lidar com todas as outras situações do cotidiano.