GUIA IDOSO
Quais as causas da obesidade? Na grande maioria dos casos, a obesidade é causada pela alimentação excessiva. O “famoso” alimentar por prazer, sem necessidade, sem fome, mas sim por impulso – esse é o mal do ser humano. Estamos alimentando sem a noção de quantidade e qualidade. Enquanto tem comida no prato, estamos comendo, e se está gostoso, comemos ainda mais! Temos que aprender que para tudo tem limite, e para a alimentação principalmente. Quando se passa do limite, o organismo acumula o excesso em forma de gordura e se instala sobre peso, e posteriormente a obesidade.
O que você acha dos remédios para emagrecer? Dão resultados? É a pior escolha! Infelizmente ainda existem profissionais que prescrevem de forma desordenada os tais “venenos” para emagrecer (os anorexígenos). Muitos dos meus pacientes já passaram por isso, e me relatam os piores efeitos colaterais, como taquicardia, boca seca, insônia, desatenção, problemas nos rins, depressão, nervosismo, e o principal de todos: “o efeito rebote”, onde a pessoa assim que para de tomar tais remédios, engorda tudo novamente. Não é à toa que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde já estão tomando providencias a fim de proibir o uso destas drogas.
Como é feita a prevenção? A prevenção da obesidade deve ser feita desde os primeiros anos de vida. Infelizmente o mau exemplo dentro de casa é uma das grandes causas da obesidade infantil. Se o costume dos pais é o abuso de alimentos supérfluos (refrigerantes, chips, doces, biscoitos recheados, frituras, etc.)