(Re) pensando o ensino de história
Departamento de Ciências Humanas – Campus IV/ Jacobina.
Programa de Pós-Graduação em Educação, História e Sociedade-GEPEHS
DISCIPLINA: Metodologia Ensino Superior
DOCENTE: Dra. Venetia
DISCENTE: Cátia Souza dos Santos
(RE) PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA
JACOBINA/BAHIA
ABRIL DE 2012.
CÁTIA SOUZA DOS SANTOS
(RE) PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA
Atividade avaliativa em cumprimento à disciplina Metodologia do Ensino Superior ministrada pelas Profas. Dra. Venétia Durando Braga Rios e Júlia Rosa Castro de Britto, durante o primeiro módulo do programa de Pós-graduação em Educação, História e Sociedade.
JACOBINA/BAHIA
ABRIL DE 2012.
(RE) PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA
RESUMO
Este texto tem como objetivo refletir a dinâmica do Ensino de História, analisando a relação da concepção da produção do saber histórico e formação inicial do professor de História, considerando as práticas desenvolvidas em sala de aula a partir da observação de aula ministrada na Universidade, buscando um entrecruzamento de propostas que buscam significarem os saberes docentes, propondo uma relação dialógica entre a teoria e prática, como parte de um projeto formativo do “‘docente ideal”.
INTRODUÇÃO
Uma educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano (Jorge Werthein), só uma educação de qualidade, que tenha o ser humano e suas realizações como eixo central, pode nos fazer, como nação, dar o salto qualitativo a que tanto aspiramos. (Jaime & Carla Pinsky)
As epígrafes acima já anunciam o quanto é fundamental ter clareza da viabilidade da educação que exige um aporte teórico consistente que pense na prática docente integrada a formação do homem, fazendo-se necessário acompanhar as mudanças, percorrer outros trajetos, seguindo diferentes trilhas para estabelecer o valor do ensino/produção de História, um instrumento precioso para a formação integral do aluno, usando as palavras dos Pinsky: “É preciso, nesse