RE: " Coesão e Coerência" atividade |||
No conteúdo teórico, veremos o conceito dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência, seu uso e sua importância para desenvolvermos novos recursos para a produção e a leitura de textos.
Incluímos, também no material teórico, uma revisão do emprego dos sinais de pontuação para completar a abordagem da boa produção de textos escritos e assegurar a qualidade de nossos textos escritos.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Leia os seguintes textos:
Texto 1
Lá dentro havia uma fumaça espessa que não deixava que víssemos ninguém.
Meu colega foi à cozinha, deixando-me sozinho. Fiquei encostado na parede da sala, observando as pessoas que lá estavam. Na festa, havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas etc. (...)
(Francisco Platão Saviolli e José Luis Fiorin. Lições de texto: leitura e redação.
São Paulo, Ática, 1996, p. 397.)
Texto 2
Fazendo sucesso com a sua nova clínica, a psicóloga Iracema Leite Ferreira
Duarte, localizada na Rua Campo Grande, 159.
(Notícia da coluna social do Correio do Mato Grosso)
Você observou algo “estranho” neles? Ou seja, você percebeu alguma incoerência?
Se não, que tal ler mais uma vez?
Percebeu?
Bem no texto 1, há uma incoerência, uma contradição entre a primeira observação do rapaz:
”havia uma espessa fumaça que não nos deixava ver nada “ e as afirmações seguintes:
“fiquei observando as pessoas.[...]. Na festa havia pessoas de todos os tipos”. Como ele pôde observar e ver isso se a fumaça espessa não o deixava ver nada?
No texto 2, o problema está na ordem das palavras que gera um sentido, no mínimo, estranho. Pela forma como está organizada, a frase dá a entender que é a psicóloga que está localizada à rua Campo Grande, 159 e não a sua clínica.
Muitas