concordancia
Coerência e coesão: qualidades na avaliação de uma monografia
Coherence and cohesion: qualities in the evaluation of a monograph
Josefina Carmen Diaz de Mello 1
Doutoranda - Educação / UERJ
Escola de Educação e Meio Ambiente da UniverCidade – e.mail: cdiaz@terra.com.br
Coerência, Coesão, Avaliação de Monografia
Este artigo apresenta as qualidades fundamentais na avaliação de uma monografia: coerência e coesão. O objetivo é discutir esses conceitos e sua eficácia no contexto da prática universitária, fornecendo elementos plausíveis para uma auto-avaliação do aluno-orientando e para uma avaliação mais criteriosa por parte do orientador.
Coherence, Cohesion, Evaluation of a Monograph
This article presents the fundamental qualities in the evaluation of a monograph: coherence and cohesion. This text objective is to discuss those concepts and their effectiveness in practice university context, registering reasonable elements for student self-evaluation and for a best evaluation by the teacher –orientator.
1-
O Texto
Escrever uma monografia é uma habilidade cada vez mais exigida no mundo contemporâneo. Entre todos os trabalhos, a monografia é o mais simples, mas nem por isso é o menos elaborado até porque ela não existe sem pesquisa científica. Usada para conferir o título de bacharel (graduação), de especialista (lato senso), de mestre (dissertação) ou de doutor (tese), ela deve: abordar um único tema, trazer contribuições na área do conhecimento a que se refere e sempre fazer referências a outras pesquisas feitas na área.
Neste trabalho, dadas a abrangência de seu conteúdo e a margem de abertura que oferece para adaptações de acordo com os cursos em que essa modalidade de trabalho final de conclusão de curso é
exigida, temos como objetivo situar e discutir os critérios básicos de coerência e coesão na elaboração e avaliação de