RE: Cartas a um jovem chef
SÁB, 25 DE AGOSTO DE 2012 14:46 DIRETOR
Hábitos de higiene, como lavar as mãos é uma das orientações
Inúmeros casos de rotavírus estão acontecendo no Sul do Estado. Foram registrados casos em Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante. Apesar de sintomas comuns a outras doenças, a orientação é procurar ajuda médica.
O rotavírus é um vírus e tem a transmissão pode estar associada à comida, objetos ou água infectada com vírus proveniente de fezes. Os principais sintomas são diarréia, vômitos, dor abdominal e náuseas. Segundo o médico clínico geral, Vicente Miranda, os casos de rotavírus são sazonais. No entanto, o médico alerta que aos primeiros sintomas, o paciente deve procurar orientação médica.
“As pessoas não devem fazer a automedicação, pois isso pode mascarar outras doenças. É aconselhável fazer a ingestão de soro caseiro e não se alimentar até receber orientação médica”, comenta Miranda.
O instrumentista Roberto Pereira sofreu cólicas abdominais e diarréia aguda desde a segunda-feira, decorrentes da virose. Ele conta que somente procurou orientação médica na sexta-feira, na Santa Casa de Misericórdia, onde foi reidratado com soro e liberado.
Além de casos diagnosticados na Santa Casa de Misericórdia, pelo menos 20 pessoas foram atendidas na última segunda-feira no Hospital Padre Máximas, em Venda Nova do Imigrante, com o diagnóstico de rotavíorus.
As principais vítimas são as crianças menores de cinco anos, que podem chegar a óbito, por conta da desidratação. As medidas tradicionais de higiene e de saneamento básico não são suficientes para a prevenção, por ser uma doença de fácil contágio entre as pessoas e de curta incubação.
Restaurante de hotel em PE é interditado após morte
Toda área de manipulação de alimentos do hotel Blue Tree Park, no Cabo de Santo Agostinho, Recife, foi interditada ontem pela Vigilância Sanitária do município, em conjunto com a Vigilância Sanitária do Recife e Secretaria