salvador arena
Nascido em 12 de janeiro de 1915, em Trípoli, na Líbia (então colônia italiana).
Filho de Nicola arena e Giuditta Patessio Arena.
Salvador Arena chega ao Brasil com 5 anos, no ano de 1920, e instala-se em São Paulo com a família. Seu pai Sr. Nicola monta uma oficina mecânica onde passa a processar sucatas de metais.
Aos 21 anos formou-se em engenheiro civil, pela Escola Politécnica da USP e seu primeiro emprego formal foi na Light.
Em 1942, com apenas 200 dólares que recebeu de indenização da Light, fundou a Termomecânica, a empresa produzia fornos e equipamentos para padaria. Mais tarde, começou a fabricar fornos de revenimento, ventiladores, trefilas, fornos de fundição, prensas, etc.
A política salarial diferenciada, uma marca da Termomecânica, foi sua criação. Tudo começou em 1948, quando, após um esforço bem-sucedido de produção para atender um grande cliente, Salvador Arena concedeu, espontaneamente, o primeiro prêmio por produtividade. Não havia legislação a respeito de participação nos lucros e remuneração por produtividade, porém a prática incorporou-se à rotina da fábrica e sempre que havia um trabalho especial, havia um prêmio. Mesmo antes de ser criado o 13º salário, Salvador Arena pagava um adicional no fim do ano.
Em meados da década de 50 construiu a nova fábrica, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, com produção diversificada de metais não - ferrosos. A época era extremamente promissora, pois o país estava numa transição de economia agrícola para industrial.
No final da Segunda Guerra Mundial, Arena aproveitou a renovação do parque industrial norte –americano e comprou máquinas e equipamentos de segunda mão, como fornos, fresas, tornos e sua primeira extrusora, multiplicando a capacidade de produção a custos incomparáveis, pois modificava e aperfeiçoava os equipamentos .
Com uma gestão inovadora Arena tornou-se um dos maiores e mais ricos empresários do país. Nas décadas de 50 e 60 ,lutou por uma mudança no