rd 50
Consultório odontológico
Academicos
ANA PAULA OLMEDO XIMENES
EDILAINE P. REIS
ERICA DE SOUZA
NATALIA LIMA FEITOSA
JOSE MAICON VANDERLEI
FERNANDA LETÍCIA T. RAMÃO
RAFAEL DOS SANTOS LEITE
PAULA RENATA RODRIGUES DE CAMPOS
SONIA APARECIDA DOS SANTOS
MARCOS FERREIRA GONÇALVES
SÃO OBRIGATÓRIOS PARA TODO CONSULTÓRIO: • Registro profissional (CRO) do CD, com pagamento da taxa anual; • Cadastro na VISA – Vigilância Sanitária Estadual – Taxa anual. O Alvará Sanitário de ser colocado em moldura e fixado em local visível. • Prefeitura Municipal – Cadastro - Taxa de Licença e ISSQN.
INSTALAÇÕES IDEAIS DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
• Iluminação sem ofuscamento ou sombras. Ventilação: circulação e renovação de ar. Deve haver mecanismos para reduzir o nível de unidades formadoras de colônias (ufc) no ar ambiente (aparelho esterilizador de ar e/ou filtros especiais).• Os estabelecimentos de assistência odontológica que possuírem aparelhos de ar condicionado deverão mantê-los limpos e providenciar a troca de filtros periodicamente (6 meses). Manter registro escrito. Sala clínica: uso de filtros classe G3 e sistema de ventilação e/ou exaustão complementar, garantindo desta forma a renovação de ar exterior necessária nestes ambientes. Proibido o uso de ventiladores. Devem ser adotadas medidas para evitar a entrada de animais nos ambientes do EAS. Telar todas as aberturas externas.
• Pisos com material liso, lavável e impermeável. Resistente a produtos de limpeza.
Paredes de alvenaria ou divisórias de cor clara, de material liso, lavável e impermeável. Permitido o usolavagem, ao uso de desinfetantes e não sejam aplicadas com pincel. Forros de cor clara sem presença de mofo, infiltrações ou descontinuidades. Na sala clínica devem ser contínuos, sendo proibido o uso de forros falsos removíveis, do tipo que interfira na assepsia dos ambientes. Superfícies da sala clínica devem ser impermeáveis, permitindo a desinfecção.