Raízes do brasil – capítulo 5 – o homem cordial
NOME(S) DO(S) ALUNO(S)
TÍTULO: Raízes do Brasil – Capítulo 5 – O homem cordial
LONDRINA
2012
1. Levando em consideração o primeiro parágrafo do texto (p.141), quais comparações podem ser feitas entre a relação ideal indivíduo/Estado pensada pelo autor e aquela que há, hoje, no Brasil?
Segundo o autor a relação ideal indivíduo / estado está no fato de que o simples indivíduo faz se cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável e responsável ante as leis da cidade, havendo triunfo do geral sobre o particular. Oque há de fato hoje no Brasil é um cenário de poder instaurado que não permite diálogo entre quem governa e quem é governado. Hoje, a esfera pública é uma extensão da esfera privada, gerando um problema de entendimento de leis em prol de interesses próprios.
2. “Viver por si” mais conhecimento técnico – fundamentos essenciais para a formação do homem público. A construção de novas relações sociais exige a revisão dos valores adquiridos no convívio familiar. Comente.
“Viver por si”, é fazer suas escolhas, ser capaz de opinar quando discordar de um sonho que achar falível, adquirir conhecimento técnico para agir com eficácia, otimizando tempo, dinheiro e consequentemente menos desperdícios, pois agirá usando uma metodologia, particularidades e tradições familiares são prejudiciais na construção de novas relações sociais, a ordem familiar, em sua forma pura é abolida por uma transcendência, ou seja, o interesse individual deve ser substituído pelo interesse geral.
3. De acordo com o autor, quais danos acarreta à sociedade um sistema administrativo fundado em “contatos primários”?
Os danos acarretados para uma sociedade que teve como base os “contatos primários” e a formação das instituições democráticas que tem um sistema administrativo fundada em princípios subjetivos.
4. “A manifestação normal do respeito em outros povos tem aqui sua réplica, em geral, no desejo de estabelecer intimidade.”