Raça e Etnicidade na América Latina, Peter Wade
Resumo
Este livro representa um dos maiores problemas do nosso mundo, e que devido a sua natureza, o homem tem medo do que é diferente dele. Isso cria um ambiente no qual as culturas com certas diferenças físicas e/ou culturais são excluídas do resto da sociedade. Os conceitos que dão título a este texto têm sido motivo de inúmeros conflitos ao longo da história. Falar de raça e do conceito de etnicidade tem sido motivo de movimentos sociais complexos, que geraram violência e até mesmo guerras.
Etnicidade é o conceito que marca diferenças e semelhanças culturais em uma sociedade ou país. Se tomarmos em consideração que cada país tem seus próprios valores que conformam e completam suas culturas, a importância reside no tratamento adequado dos relacionamentos e dos níveis de tolerância que permitem aceitar e lidar com a autonomia de outras formas de pensar, defendendo as suas raízes próprias. A etnicidade permite com que os indivíduos sintam-se parte de um grupo étnico que compartilha crenças, valores, hábitos e normas. Os povos adotam diferentes formas de viver, não se trata de criticá-los e sim de respeitá-los, de entender e compartilhar.
Compreender o conceito de raça é assimilar que é uma categoria cultural a qual indica que devemos entendê-la a partir de questões biológicas ou genéticas que se aplicam a conceitualizações estabelecidas dentro da sociedade e que se englobam em um todo que forma a riqueza própria dos valores e costumes de cada grupo social ou étnico. Devemos entender que é a cultura que marca a pauta para definir as questões sociais e étnicas características de cada povo e que é o que os denomina como grupo social. É importante deixar claro que muitos conflitos são gerados pela inconsciência e rejeição das ideias dos demais grupos étnicos com quem não se tem a tolerância nem o respeito necessário. Em muitos países existem grupos com