psicologia social
A psicologia social é o estudo científico do modo como as pessoas se influenciam e se relacionam umas com as outras. A sociologia e a psicologia são as disciplinas originais da psicologia social. A psicologia social tende a ser mais individualista em seu conteúdo e mais experimental em seu método do que a sociologia. Em comparação com a psicologia da personalidade, a psicologia social concentra-se menos nas diferenças individuais e mais na maneira como as pessoas, em geral, se consideram e afetam umas às outras.
A psicologia social é uma ciência ambiental; ela revela como o ambiente social influencia o comportamento. Há muitas perspectivas adicionais sobre a natureza humana, cada uma das quais formula suas próprias questões e fornece suas próprias respostas. Estas diferentes são complementares, não contraditórias.
Ao contrário de outras disciplinas científicas, a psicologia social tem quase 6 bilhões de amadores praticantes. A observação dos outros é um passatempo universal em parques, na praia e na escola. À medida que observamos as pessoas, formamos idéias da maneira como seres humanos pensam, influenciam e se relacionam uns com os outros. Os psicólogos sociais profissionais também fazem isso, só que de um modo mais sistemático (formulando teorias) e meticuloso (muitas vezes com experimentos que criam dramas sociais em miniatura para determinar causa e efeito).
Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões associada à prática jurídica de legislar sobre os processos fenômenos coletivos como linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo ou utilização pro profissionais do marketing e propaganda (inclusive política) e associada aos especialistas em dinâmica de grupo instituições atuando nas empresas, coletividades ou mesmo na clinica (terapia de grupos). Nessa perspectiva poderemos estabelecer uma sinonímia ou equivalência entre as diversas psicologias que nos apresentam como sociais: