Raça e Ciência
Em seu texto, Claude Lévi-Strauss discute a problemática de relacionar raça às contribuições à humanidade, já que essa relação pode ser classificada racista se levada em consideração apenas a raça de cada lugar. Há diferença entre as contribuições, mas ela se deve não aos fatos biológicos, como cor da pele, mas sim devido à circunstâncias históricas e geográficas, principalmente.
O autor também chama atenção para o fato de que "há muito mais culturas do que raças humanas", uma raça pode dar origem a diversas culturas, dependendo da sua localização geográfica, contexto histórico e circunstâncias sociológicas. Também chama a atenção para o fato de que a diferença de culturas pode causar mais problemas do que a diferença racial, já que a questão cultural pode ser questionada, pode-se pensar se determinada cultura acrescenta ou atrapalha para o desenvolvimento da humanidade.
Diversidade das Culturas
É certo que todas as culturas são diferentes, mas compreender quais são e como se dão essas diferenças pode ser uma tarefa difícil, já que as culturas são contemporâneas e não se diferenciam da mesma maneira. Outra dificuldade é conhecer a fundo uma cultura, já que um historiador, por exemplo, poderia estuda-la, mas ainda estaria vendo-a de fora, superficialmente. Também essas diferenças não devem ser estudadas isoladamente, pois são fruto das relações entre as culturas, de como elas coexistem.
O Etnocentrismo
A reação mais comum do homem ao se defrontar com uma manifestação cultural diferente da qual ele conhece é o repudio, principalmente quando se trata do homem civilizado, que classifica qualquer sociedade que não tenha os mesmos costumes como "selvagens".
O etnocentrismo, além de se tratar de uma visão de que sua cultura é melhor, ainda consiste na ideia de achar-se mais evoluída. Assim, considera todas as outras culturas como primitivas, como se todas fossem apenas estágios, e que precisassem chegar ao mais evoluído (no caso, o modelo de