Anomalias Cromossômicas
Sumário ______________________________pag. 02
Apresentação __________________________pag. 03
Anomalias Cromossômicas _______________pag. 04
O que causa a anomalia __________________pag. 04
As principais características _______________pag. 05
Algumas doenças causadas pela anomalia ___pag. 06
Conclusão _____________________________pag. 07
Bibliografia _____________________________pag. 07
Apresentação
Este trabalho fala a respeito das anomalias cromossômicas, que são mudanças no numero de cromossomos durante uma divisão celular.
Essa anomalia acontece na formação de um embrião(futuro bebê) durante a meiose, onde o ideal da espécie humana seria cada célula gameta(Óvulo, esperma...) passar 23 cromossomos formando um total de 46 cromossomos, mas as vezes acontece essa anomalia fazendo embrião receber 47, 48 ou até mesmo 49 cromossomos. E mais tarde com o desenvolvimento do embrião isso pode acarretar em doenças como síndrome de down e algumas outras. Tudo isso pode parecer complicado no início, mas com este trabalho você entendera muito mais sobre esse assunto,Pois ele foi desenvolvido de forma simples e resumida para você obter o maior aproveitamento possível a respeito desse assunto!
Anomalias cromossômicas
As anomalias cromossômicas ocorrem em virtude de meioses atípicas durante o processo anômalo da gametogênese, isto é, a produção de gametas (espermatozóide e óvulo), com quantidade genômica haplóide alterada. Especificamente durante a separação dos cromossomos homólogos (anáfase I), ou também relacionada à segregação das cromátides irmãs (anáfase II), sem que haja disjunção dos cromossomos sexuais XX ou XY.
Mediante fecundação, a contribuição genética dessas células provoca o surgimento de indivíduos com cariótipo anormal quanto ao número constante de cromossomos da espécie, surgindo organismos com conjunto cromossômico superior a 46 filamentos de cromatina contida no interior da carioteca de células