Anomalias Cromossomicas
TRATAMENTOET AL.Original
FATORES ASSOCIADOS À INTERRUPÇÃO DE TRATAMENTO ANTI-RETROVIRAL
SARNI ROS DE CRIANÇAS DESNUTRIDAS HOSPITALIZADAS
FETAL
TRANSLUCÊNCIA
ANOMALIAS E PROGNÓSTICO FETAL ASSOCIADOS À TRANSLUCÊNCIA NUCAL
AUMENTAD
ADA
AUMENTADA E CARIÓTIPO ANORMAL
FÁTIMA APARECIDA TARGINO SALDANHA1, MARIA DE LOURDES BRIZOT*1, LILIAN M LOPES1, ADOLFO WENJAW LIAO1, MARCELO ZUGAIB1
Trabalho realizado na Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Departamento de
Obstetrícia e Ginecologia, S. Paulo, SP
RESUMO
OBJETIVO. Descrever a frequência de anomalias cromossômicas em fetos com translucência nucal (TN) aumentada, e a frequência de malformações estruturais, a evolução e o resultado da gestação nos fetos com TN aumentada e cariótipo anormal.
MÉTODOS. Estudo retrospectivo envolvendo 246 casos com medida da TN acima do percentil 95º para a idade gestacional, com cariótipo fetal conhecido ou avaliação clínica das crianças no período pós-natal. Os casos foram acompanhados no setor de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
RESULTADOS. O resultado do cariótipo fetal esteve alterado em 14,2% dos casos. O acompanhamento dessas gestações revelou anormalidade estruturais em 80,8% dos fetos, sendo as anormalidades cardíacas as mais comuns (61,5%). Resultados gestacionais adversos, como abortamento, óbitos intraútero e neonatal ocorreram em 76,5% dos fetos.
CONCLUSÃO. Translucência nucal aumentada, entre 11 - 13 semanas e 6 dias, é importante marcador de anomalias cromossômicas fetais e malformações estruturais fetais, principalmente cardíacas. Diante deste achado, há aumento do risco de abortamento, óbito intrauterino e neonatal para estas gestações.
*Correspondência:
Av. Dr. Enéas de Carvalho
Aguiar, 255
Instituto Central - 10º Andar
- Obstetrícia
CEP 05403-000
São Paulo - SP mlbrizot@uol.com.br UNITERMOS: Medição de