Rato virtual
Objetivo: O objetivo do experimento foi, fazer com que o rato desenvolva uma associação entre o som e o alimentador.
Sujeito. Foi utilizado neste experimento um rato de laboratório, fornecido através do programa virtual de treinamento Pro Sniffy.
Material
Neste experimento foram utilizados:
1 – Programa Pro Sniffy em um microcomputador compatível para o desenvolvimento do programa.
2 – No programa utiliza-se a Caixa de Skinener, composta por um espaço quadrado em que o rato desenvolve determinados comportamentos e que contém na parede do fundo da caixa um bebedouro, um comedouro, uma barra para fornecimento de comida, uma luz, uma caixa para emissão de som, as paredes laterais são feitas de metal, a parede da frente de vidro transparente e o chão é feito de barras próximas de metal.
3 – O programa apresenta ainda na mesma tela: um quadro de Associações Operantes, um quadro de Registro Cumulativo de Comportamentos e um quadro do Assistente de Laboratório.
Método
Inicialmente foram ligados os micros e encontrado o programa Pro Sniff. Realizou-se uma leitura dos objetivos do experimento e do material a ser utilizado como as tabelas de descrição dos comportamentos e de registros dos comportamentos.
Resultados:
O rato desenvolveu a associação entre o som e o alimento.
Discussão:
Os primeiros comportamento do rato foram: andar aleatoriamente na caixa, subir pela parede, coçar-se, cheirava o ambiente, dentre outros comportamentos.
Para iniciar o experimento, o qual tinha como proposito, fazer com que o rato associasse a som a comida, foi feito o seguinte: toda vez que o rato se aproximava do comedouro, era liberado uma pelota de ração e simultaneamente era emitido o som da campainha.
Conforme descrito na teoria de Pavlov, a comida pode ser considerada estimo ambiente e o som estimulo neutro, pois neste caso, não pode gerar no rato o comportamento proposto pelo experimento.