Rascunho têmpera
Quando precisamos endurecer a superfície de peças deste material, somos obrigados a fazer a cementação (aumentar o teor de carbono da superfície) e depois temperar.
Têmpera
Diz-se do tratamento térmico dado à metais, especial - mente o aço, para torná-los mais resistentes. Consiste no resfriamento do aço de uma temperatura superior à sua critica em um meio como óleo, água,salmoura ou mesmo ar. Na têmpera o constituinte final é a martensita, e essa operação sob o ponto de vista de propriedades mecânicas, é o aumento do limite de resistência à tração do aço e também da sua dureza. Para o sucesso do processo de temperamento vários fatores devem ser levados em conta. Inicialmente todo o aço deve estar austenitizado. A velocidade resfriamento da austenita deve ser tal que impeça a formação de outro microconstituinte que não a martensita. A têmpera é um processo de tratamento térmico dos aços destinado à obtenção de dureza. O processo consiste em aquecer o aço num forno com a temperatura acima da zona critica. Têmpera
Têmpera consiste no aquecimento do aço até sua transformação austenítica, seguido demaior velocidade de resfriamento, ou seja, resfriado na velocidade crítica da têmpera, visando à obtenção do constituinte estrutural acicular chamado martensita.
A obtenção da martensita visa o aumento do limite de resistência à tração e da dureza do aço.