administração
A proposta de produção interdisciplinar individual desse semestre nos orienta a dar ênfase nos fundamentos de Macroeconomia, Microeconomia, Métodos Quantitativos e éticos nos modelos vigentes de negociação.
Todos os temas propostos possuem relevância e têm destaque eminente na mídia com inflação, taxa de juros e de Câmbio (Macroeconomia e Microeconomia), acessos a uma enorme quantidade de dados de informações estatísticas( Métodos Quantitativos) e como os meios de comunicação interferem na busca exagerada ou não por consumidores, num duelo; Tecnologia aliada no processo de gestão de clientes X Limites éticos nessa conquista.
1. Microeconomia e Macroeconomia
INFLAÇÃO
È o aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Havendo uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo: um determindo país onde a inflação é de 10% ao mês, um assalariado compra 3 quilos de feijão por R$ 10,00. No próximo mês, para fazer a mesma compra, ele precisará de R$ 11,00. E como o salário não é reajustdo mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Perdendo assim, 120% da sua capacidade de compra ao final de um ano.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.
Outras causas da inflação:
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela