Ramsés II e Seu Legado Administrativo
Wallace Barbosa Feres Carvalho*
Resumo:
Este artigo retrata a vida e as lendas milenares historicamente apresentadas de Ramsés II, um dos maiores faraós que o Egito já teve, talvez nem um faraó tenha governado tanto. Foi um grande lutador e um grande construtor. Veremos também uma comparação entre a figura de Ramsés, e seu legado, ao mundo moderno da administração contemporânea visando uma retratação de seus atos ao que condiz com as teorias administrativas. Ao longo do artigo veremos vários pontos comuns com a forma de gerencia de conglomerados modernos com modo de governar de Ramsés II.
Ramsés II e as características da administração contemporânea.
*Graduando em Administração de empresas
Administração de Empresas – UNIPAC
Universidade Presidente Antonio Carlos
E-mail : Wallace.feres@gmail.com
1-Introdução Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto econômico, administrativo, cultural e militar.
Ramsés II era filho do faraó Sethi I e da rainha Touya. A família de Ramsés não era de origem nobre: o seu avô, Ramsés I, era um general de Horemheb, o último rei da XVIII dinastia que este nomeou como seu sucessor.
Aos dez anos Ramsés recebeu o título de "filho primogênito do rei", o que correspondia a ser declarado como herdeiro do trono. O seu pai introduziu-o no mundo das campanhas militares quando era ainda um adolescente, tendo Ramsés acompanhado o seu pai em campanhas contra os Líbios e em campanhas na Palestina.
2-Experiência de Guerra
O soberano egípcio queria tomar posse de terra que pertencia aos Hititas, chamada Kadesh, pela qual passavam as rotas mercantis para o Oriente. Para isso, liderou um exército enorme visando conquistá-la. Essa região na Síria, desde do faraó monoteísta Akhenaton, sofria com as