RELATOS E EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS SURDAS NAS DIVERSAS ATIVIDADES COTIDIANAS
Evandro Mariano Pereira
Rozangela Nunes da Silva Alves
Wagner Kenzi Araki
RELATOS E EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS SURDAS NAS DIVERSAS ATIVIDADES COTIDIANAS
Dourados
2008
RELATOS E EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS SURDAS NAS DIVERSAS ATIVIDADES COTIDIANAS
Artigo apresentado ao Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Iguaçu, Capanema-PR, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação Especial - Libras sob a orientação do Professor Mestre Nelson Luiz Posseti.
Dourados
2008
Relatos e experiências das pessoas surdas nas diversas atividades cotidianas.
Anazira Cesaria Marques1
Evandro Mariano Pereira2
Rozangela Nunes da Silva Alves3
Wagner Kenzi Araki4
RESUMO:
O presente estudo constitui de referência teórica sobre a legislação e programas que ampara os surdos no mercado de trabalho. Analisa depoimento de sujeitos surdos nas situações do dia-a-dia e também a inserção destes no ambiente do trabalho. Desta forma, os surdos nas entrevistas consideram que situam bem nas atividades cotidianos, porém admite que o problema com a comunicação esta sempre presente. Já na questão do trabalho, reconhecem parcialmente condições insatisfatórias e desiguais e que na maioria dos empregos a restrição de comunicação é evidente. As análises evidenciam que as mudanças políticas e programa educacional anunciadas realizam-se de maneira inconsistente. A eliminação de barreiras de comunicação, de interação e da inserção no mercado de trabalho, implica ainda uma questão crucial para a comunidade surda.
PALAVRA-CHAVES: Surdo-situações cotidianas.
ABSTRACT:
This study is of theoretical reference on legislation and programmes to the deaf seek refuge in the labour market. It examines evidence of deaf subjects in situations of day-to-day and also the insertion of the work