RAKEL
A diferença entre as células procarióticas e eucarióticas é que as primeiras não apresentam nenhum sistema de membranas internas: não têm nem organelas citoplasmáticas, nem a carioteca (membrana nuclear), que envolve o material genético. Por isso dizemos que elas não têm núcleo verdadeiro. Esse tipo de célula constitui as bactérias e cianofíceas (antigamente chamadas de algas azuis). As células eucarióticas possuem núcleo verdadeiro, com carioteca envolvendo seu material genético e organelas membranosas em seu citoplasma, tais como mitocôndria, lisossomo, retículo endoplasmático e aparelho de Golgi.
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
Bactérias
Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das