raizes e asas da educaçao
Nos meus estudos no livro didático aprendi e posso relatar que a educação passou por constantes mudanças.
A história não diz muito sobre a educação já existente dos nativos e sim a partir da colonização.
Junto com os colonizadores vieram os padres da companhia de Jesus,que estabeleceu uma disciplina severa, tinham como objetivos divulgar a fé católica . Desejavam converter os índios ao cristianismo e aos valores Europeus.O sistema educacional favorecia as elites .Com a expulsão dos jesuitas a educação ficou esquecida pelos governantes , mantendo assim durante o império.
A partir da proclamação da República a educação começou a se desenvolver,passou a ser mantida pelo poder público tornando se obrigatória para todos.
Ocorreram muitas conquistas, mas até os dias atuais há uma grande batalha por escolas de boa qualidade para todos.
Para os intelectuais a educação não podia ser um privilegio e sim um direito do cidadão, um ensino de qualidade com compromisso com os problemas sociais. A educação tem enormes valores ,gera idéias que mudam o rumo de muitas histórias pode ser considerada um patrimônio cultural. Cabe aos governantes e a sociedade não deixa- la no abandono e desamparo. A ditadura militar foi um período de autoritarismo com violações aos direitos humanos ,foram extintas varias organizações estudantis ,as salas de aulas eram vistas como fontes de oposição.
Os militares tinham como fonte de idéia controlar o comportamento das pessoas .
A escola que pesquisei
Dentre os funcionários que ali estão suas principais reivindicações são plano de cargo e