raizes europeias
CREDÊNCIAIS DA AUTORA:
Carmen Lucia Soares é natural de Mafra-SC e é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Foi professora de Educação Física de Rede Municipal de Ensino de Curitiba entre os anos de 1975 a 1986.
Em 1990 obteve o grau de mestre em Educação, área de concentração Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP e, em 1996, o grau de doutora em Educação pela Unicamp. Publicou os livros Imagens da educação no corpo; Corpo e história (org.); Metodologia do Ensino de Educação Física (co-autoria). Possui artigos publicados na Revista Brasileira de Saúde Escolar. Atualmente é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.
RESUMO DA OBRA:
É composta por três capítulos, As Bases Políticas, Econômicas e Sociais Da Educação Física, Em Nome da Saúde do Corpo Social e A Educação Física no Brasil: Saúde, Higiene, Raça e Moral, a obra fala sobre um estudo variado tendo em vista o processo de constituição e de inclusão da Educação Física na sociedade moderna. O desenvolvimento desse trabalho teve seu inicio a partir de varias pesquisas, o estabelecimento e o processo de separação do capitalismo e dos ideais burgueses que são fraternidade, igualdade e a liberdade. É ai que a Educação Física vai começar a ser encaixada na sociedade europeia e na educação da vida pessoal, pois o pensamento começa a ser mudado e a visão não será mais a mesma. No qual, quando a Educação Física começou a ser trabalhada no Brasil teve o domínio total e uma grande influência dos europeus que acreditavam que seus pensamentos e visões eram corretos e com isso as conseqüências podem ser notadas nas formas educacionais que carregam essas raízes e