fichamento raizes europeia
Resumo
A Educação Física integra, portanto, de modo orgânico, o nascimento e a construção da nova sociedade, na qual os privilégios conquistados e a ordem estabelecida com a Revolução Burguesa não deveriam mais ser questionadas. É o homem biológico que se torna o ponto de referência: tudo o que o envolve, tudo o que se altera, será entendido como domínio seu sobre o mundo.Existe uma clara consciência de classe por parte da burguesia, ela tem a certeza de que é dona de seu próprio destino e de que são os homens que transformam a natureza e criam as leis da sociedade, leis essas que seriam descobertas pela ciência. É a razão absoluta que determina todos os passos a serem dados para que seja possível atingir a ‘’plena felicidade’’.
Ao longo do trabalho percebe-se a utilização criteriosa de fontes documentais pouco exploradas na área, o que sugere a abertura de novas vertentes de análise ao profissional de Educação Física.
Capitulo1/ As Bases Políticas, Econômicas e Sociais da Educação Física
‘’ A Educação Física será a própria expressão física da sociedade do capital’’. ( p. 6 )
‘’O corpo individual, como unidade produtiva, máquina menor da engrenagem da indústria capitalista, passa a ser então uma mercadoria... será um objeto socializado pelas novas relações de produção, um instrumento a mais que deverá ser meticulosamente controlado para ser útil ao capital’’.( p. 20 )
Parecer: A sociedade associa o homem como uma maquina, sendo um instrumento a mais no conjunto das forças produtivas.