Raiva
É doença infecciosa de evolução aguda, causada por um vírus, quase sempre mortal, que se manifesta entre os animais. Transmite-se entre os animais, quase sempre através da mordida ou contaminação de ferimentos por saliva de animais doentes.
É a doença de registro mais antigo que se tem notícia, Acreditavam os antigos que era causada por motivos sobrenaturais, pois cães e lobos pareciam estar possuídos por entidades malignas. Entre os mesopotâmios, cerca de 1.900 a.C., já era citada no Código de Eshnunna: quando um animal provocasse a morte de alguém, seu dono era obrigado a depositar certa quantia nos cofres públicos.
Acreditava-se que a doença se dava de modo espontâneo, por meio de alimentos muito quentes, pela sede, por conta da falta de sexo ou forte excitação nervosa.
Em 1433 há o registro de que lobos raivosos invadiram Paris. Recompensas eram entregues aos que matavam os animais infectados e, para comprovar o feito, os caçadores exibiam as cabeças ou as patas do animal abatido.
A doença só foi descrita corretamente em 1530 pelo médico italiano Girolamo Fracastoro.
Mas foi LUIZ PASTEUR que em 1881 conseguiu a vacina, junto com outros três cientistas isolaram o vírus e obtiveram um vírus mais estável, podendo ser reproduzido em laboratórios. Após três anos a vacina passa a ser usada experimentalmente em animais.
Pouco tempo depois Pasteur teve a chance de efetuar seu primeiro ensaio em humanos, num garoto que, mordido por cão raivoso, teria a morte certa. Meister foi curado e no mesmo ano Jean-Baptiste Berger Jupille,
São suscetíveis de contrai-la os animais mamíferos em geral, porém mais de 80% dos casos são carnívoros, e em especial o cão doméstico. Interessante assinalar-se que o sintoma da fobia à água somente ocorre no homem quando acometido da moléstia, portanto o termo hidrofobia deve ser reservado exclusivamente ao homo sapiens.
A doença pode também acometer os animais herbívoros,