Atps administração
O conhecimento teórico da Administração é importante, claro que indispensável, mas para se administrar depende, sobretudo, da habilidade humana, do administrador. A Administração “Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.”, segundo CHIAVENATO (2.000, p. 3). Propostas nas teorias administrativas, a habilidade humana é indispensável para o bom exercício da liderança organizacional.
2. Surgimento das Teorias da Administração
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa originalmente aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, ou seja, aquele que presta um serviço a outro.
Como ciência, a administração data-se do final do século XIX e início do XX com os estudos mais profundos que mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais.
A sociedade no século XIX era diferente, com poucas organizações e estas eram pequenas formadas por artesãos independentes, escolas pequenas, minúsculas oficinas, profissionais autônomos, como advogados, médicos e artistas que trabalhavam por conta própria, lavrador, etc. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas as organizações e sua administração são recentes. Devido o desenvolvimento gradativo e a complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente.
A administração recebeu influências que a moldaram, como: os grandes filósofos da Idade Antiga com seus escritos; a organização da Igreja Católica; a organização militar, com o princípio da unidade e comando, a escala hierárquica, disciplina; influência da Revolução Industrial; dos economistas Liberais, entre outros.
No início do século XX, o engenheiro americano Frederick W. Taylor (1.856–1.915) que é considerado o fundador da moderna TGA,