Raios X
1. INTRODUÇÃO
Neste breve trabalho de investigação abordaremos sobre o Raio X. Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes mais densas do corpo, como os ossos e os dentes.
Neste trabalho abordaremos os seguintes aspectos:
Definição
Descoberta
Aplicações
Vantagens e Desvantagens
Abordando estes aspectos pretendemos compreender a sua descoberta, aplicabilidade e importância que está descoberta trouxe para o mundo nas diversas áreas onde actua e principalmente para a área da medicina.
1.1 Definição
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível, seu comprimento de onda vai de 0,05 ångström (5 pm) até dezenas de ångström (1 nm).
1.2 Descoberta
Foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem detectou pela primeira vez os raios X, que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade científica da época, a respeito da natureza dessa radiação. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma caixa com um filme negro em seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário.
Röentgen percebeu que quando fornecia energia cinética aos eléctrons do tubo, estes emitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica. Intrigado, resolveu colocar entre o tubo de raios catódicos e o papel fotográfico alguns corpos opacos à luz visível. Desta forma, observou que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a chegada desta estranha radiação até a placa de platinocianeto de bário. Isto indicava que a radiação possui alto poder de penetração. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen pediu à sua esposa que