História da Informática
Há 67 anos surgia o primeiro dispositivo que se ousou chamar de computador e, por isso, a cada ano ou dia 15 anos é lembrado Dia da informática. Trata-se de uma homenagem ao ENIAC, surgido em 1946.
Acrônimo de Computador e Integrador Numérico Eletrônico, o ENIAC foi desenvolvido por dois cientistas norte-americanos chamados John, o Mauchly e o Presper Eckert, ambos da Universidade da Pensilvânia.
O projeto começou em 1943 e a ideia era que o comutador efetuasse cálculos balísticos para o Exército dos Estados Unidos, que estava envolvido com a Segunda Guerra Mundial.
Era um nível tecnológico inimaginável para muita gente. Funcionamento a uma velocidade um mil vezes superiores ao alcançado pelas máquinas da época, o ENIAC ganhou até o apelido de “cérebro gigante”.
Hoje, é claro, os cinco mil cálculos que ele fazia por segundo não são sequer comparáveis aos quatrilhões de operações que o super computador chinês TIANHE-2 alcança no mesmo tempo é o mais potente do mundo atualmente.
Mas o que aconteceu entre aquele trambolho que pesava mais de 30 toneladas e o ultrabook que ocupa salas por aí?
Mouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado a palavra difícil para decorar que mais parece outra lígua: informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos.
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia 15 de agosto.
Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador e pode navegar tendo um mundo de possibilidades a sua frente.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática ! Viva!