Rafael
2014
O trabalho acadêmico: Orientações Gerais para o estudo na universidade segundo Severino, Antônio Joaquim.
De acordo com Severino, na faculdade os bons resultados vão depender em maior parte do empenho do aluno, dos recursos da instituição e a ajuda dos professores, nesta fase, o aluno deve adquirir bons costumes para conduzir sua vida acadêmica. E de acordo com o mesmo autor o Capítulo II do Livro Metodologia do Trabalho Cientifico trata de forma geral a organização na vida acadêmica.
A Organização da Vida Universitária
Segundo Severino, que ao iniciar esta etapa universitária, é preciso assumir uma nova postura, pois lhe serão cobradas novas posturas, e diante de determinadas tarefas que serão prontamente exigidas, mesmo o processo pedagógico tendo o mesmo processo didático, sua postura deve mudar completamente, usando de forma geral o que foi aprendido nos anos anteriores.
O mesmo autor ainda afirma que de antemão é necessário que o aluno tenha a consciência que depende apenas dele mesmo, e para o seu melhor desenvolvimento, o processo exige que o estudante seja independente, e com o aprofundamento da vida acadêmica o estudante deve ter uma postura cada vez mais crítica e rigorosa.
Severino ainda cita que em segundo lugar, tendo em vista a situação da citada acima, o estudante deve se empenhar um projeto altamente individualizado, utilizando alguns instrumentos que devem estar sempre em mãos, pois com o novo modo de estudo que já não pode ser assimilado de forma automática, deve-se dispor de tempo e esforço para assimila-lo de melhor forma.
Os Instrumentos de Trabalho