Rafael bombelli
Rafael Bombelli (também escrito como Raffaele Bombelli e Raphael Bombelli; Bolonha, 1526 - Roma, 1572) foi um matemático e engenheiro hidráulico italiano.
Números complexos
Números complexos
Ele foi pioneiro em determinar as regras algébricas dos números negativos e dos números complexos, em sua obra L'Algebra. Até então, problemas como a solução da equação do segundo grau a x2 + b x + c = 0 tinham que ser escritos como diversos problemas diferentes (uma regra para resolver a x2 = b x + c, outra para resolver a x2 + c = b x, etc).
Bombelli introduziu os números complexos no contexto da resolução da equação do terceiro grau x3 = 15 x + 4, que, resolvida pelo método de Cardano, chega a . Neste ponto, os matemáticos anteriores paravam, não dando uma solução - este caso era chamado de casus irreducibilis.
Bombelli concluiu que e , portanto a expressão fornece a solução x = 4.
Algebrista italiano nascido em Bologna, o mais importante da história da matemática da Itália, pioneiro no estudo sobre os números imaginários: sua principal publicação sobre álgebra, Álgebra, composto de cinco volumes, e com os livros IV e o V estivessem incompletos, só foi editada (1573) no ano seguinte à sua morte.
O mais velho dos seis filhos de Antonio Mazzoli, cuja família havia chegado a Bologna no século anterior (1443). Com o controle da cidade tomado de Giovanni II Bentivoglio pelo papa Júlio II (1506), seu pai envolveu-se numa tentativa de retomado do poder pelos antigos governantes, os Bentivoglios, porém foram derrotados (1508), os cabeças dos Bentivoglios executados, sua família exilada e todos os bens confiscados.
Esta é uma conclusão surpreendente, pois, para que achemos a e b distintos pela formula de Cardano, teremos obrigatoriamente com raízes quadradas de números negativos. Não havia como negar de que se estava diante de um tipo diferente de número. O homem que consegui desvendar esse mistério foi