Projeto multidisciplinar
]
ACADEMICOS: ADRIANA ALVES DA CRUZ- 291949 JANAÍNA MONTEIRO A DE OLIVEIRA- 299967 JOSELINA AP. MARQUES A DE OLIVEIRA- 291934 VIVIANE MARQUES DE OLIVEIRA- 291933
SOMOS FEITOS DE TEMPO
“Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.” ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. (2006)
OS HISTORIADORES PROCURAM HOJE CAPTAR O PROCESSO HISTÓRICO EM TODA PRODUÇÃO CULTURARL SEJA NO RELACIONAMENTO DO HOMEM COM A NATUREZA, OU NO DOS ÍNDIVIDUOS ENTRE SI. CAPTAR O PROCESSO HISTÓRICO ENVOLVE DETERMINAR AS PRÓPRIAS LEIS DE MOVIMENTO DA HISTÓRIA, ISTO É DETECTAR O CONJUNTO DAS TRANSFORMAÇÕES DESDE O INÍCIO DA EXISTÊNCIA HUMANAS.
A HISTÓRIA PROCURA ATÉ HOJE NOS MOSTRAR TODO O RELACIONAMENTO DO HOMEM COM A NATUREZA OU COM OS ÍNDIVIDUOS ENTRE SI. CAPTAR O PROCESSO HISTÓRICO ENVOLVE DETERMINAR AS PRÓPRIAS LEIS DE MOVIMENTO DA HISTÓRIA, ISTO É , DETECTAR O CONJUNTO DAS TRANSFORMAÇÕES DESDE O INÍCIO DA EXISTÊNCIA HUMANA.
“Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente”. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. (2006)
NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL POR EXEMPLO, NA INGLATERRA, SO SÉCULO XXVIII, HAVIA MUDANÇAS QUANTITATIVAS, COM O AUMENTO DA PRODUÇÃO, DA POPULAÇÃO, DO COMERCIO INTERNACIONAL. A MUDANÇA QUALITATIVA FOI A