Mao tse tung
Mao Tsé-Tung, filho de camponeses, nasceu na aldeia de Shaoshan, província de Hunan, China. Frequentou a escola até aos 13 anos e depois trabalhou como lavrador.
Mao Tsé-Tung participou da fundação do Partido Comunista Chinês. Nos primeiros anos à frente do partido, insistiu, contra a linha pró-soviética de seus aliados, no potencial revolucionário do campesinato.
De 1913 a 1918 estudou na Escola Normal de Hunan, onde aprendeu filosofia, história e literatura chinesa. Continuou a estudar e a assimilar o pensamento ocidental e político. Tornou-se líder estudantil com participação em várias associações.
Em 1919 mudou-se para Beijing, onde iniciou seus estudos universitários em Filosofia e Pedagogia. Também trabalhou na Biblioteca Universitária, onde conheceu Chen Tu Hsiu e Li Ta Chao, fundadores do Partido Comunista Chinês.
A vida Política
De 1921 a 1945
Participou do Movimento Quatro de Maio contra a entrega ao Japão de regiões chinesas que haviam estado em poder da Alemanha e aderiu ao marxismo-leninismo.
Em 1921, Mao Tsé-Tung participou da fundação do Partido Comunista Chinês, tendo nesses anos sido contra a linha pró-soviética de seus aliados.
Após a ruptura com o Kuomintang, Mao Tsé-Tung organizou um movimento revolucionário em Hunan e Jiangxi, fundando, em 1931, um soviete que se defendeu dos ataques dos aliados, adoptando tácticas de guerrilha.
Em Outubro de 1934, ele e o seu exército romperam o cerco das tropas do Kuomintang e seguiram para o noroeste do país, iniciando a Grande Marcha até Yanan, transformada numa nova região sob controlo comunista. Essa acção espectacular tornou Mao uma personalidade dominante do Partido Comunista Chinês.
De 1936 e 1940 fez oposição à tese dos comunistas pró-soviéticos, e conseguiu impor o seu ponto de vista, afastando do partido os seus oponentes. Em 1945, Mao Tsé-Tung foi confirmado oficialmente como chefe do partido, sendo nomeado presidente do Comité Central.
De 1954 a 1959
Em