radiologia
Introdução
Os riscos ocupacionais são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profissões. Embora sejam feitos esforços para reduzir os riscos de acidentes no trabalho, esses riscos continuam presentes nos ambientes profissionais. Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiro passo para elaborar e implementar em programas de segurança do trabalho e redução de riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente os que atuam em locais insalubres como o setor de radiologia.
No setor de radiologia de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os fatores de riscos ocupacionais são classificados em químicos, biológicos, ergonômicos, psicossociais, mecânicos, de acidentes e físicos. Muitos riscos não podem ser eliminados completamente, deve-se então ser tomadas certas medidas a fim de minimizá-los, adotando planos de segurança do trabalho que levem em conta estratégias de prevenção de acidentes, treinamentos às equipes e campanhas por uso de equipamentos de proteção individual. Esses riscos podem gerar doenças, ferimentos ou até morte, no setor de radiologia o grande risco é o físico decorrente da exposição à radiação ionizante.
Tipos de riscos e respectivos agentes que radiologistas estão expostos, e recomendações de biossegurança pra eliminação destes.
Riscos químicos – (agentes químicos como: revelador e fixador utilizados para o processo de revelação de filmes) - podem ocorrer na câmara escura durante o processo de revelação de radiografias que incluem a preparação de soluções com a possível contaminação e/ou inalação destes químicos.
Recomendações- uso de luvas, máscaras e aventais de látex nitrílico, além de se fazer necessário um bom sistema de exaustão/ventilação pra adequada renovação do ar dentro da câmara escura. Riscos físicos- (agentes físicos como radiação ionizante e choque elétrico) - podem ocorrer