Ética em Sistema de Informação
Base extraída do livro: Sistemas de Informação de Emerson O. Batista.
7.1.1 – Origem da Palavra
A origem da palavra ética é do grego, ethos, que designa a morada humana. É uma disciplina critico-normativa que estuda as normas de comportamento humano mediante as quais o homem tende a realizar na prática os atos relacionados ao bem.
7.1.2 – Ética e as Mudanças Tecnológicas
As grandes mudanças tecnológicas, apesar dos benefícios causados em diversas áreas, provocam alterações consideráveis em todos os segmentos da sociedade. Tais mudanças demandam atenção especial e podem ser compreendidas por meio de investigação científica.
Quando se estuda a tecnologia para a visualização dos impactos e dos pontos negativos que provoca, é importante criar uma rede de relacionamentos entre ela e o trabalho, a educação e a sociedade.
Desde a década de 1970, o emprego de tecnologia de forma generalizada em diversas áreas humanas tem levantado discussões acerca de dois temas muito importantes:
violação de privacidade;
desemprego causado pela automação de processos industriais.
É interessante salientar que mesmo a Revolução Tecnológica que causou o desemprego permitiu o aparecimento de novas atividades que requerem mão-de-obra especializada, impondo ao mercado de trabalho a necessidade de profissionais mais bem qualificados.
Nesse quadro, a ética é utilizada para determinar os valores que estabelecem as fronteiras morais no desenvolvimento e no uso de sistemas que empregam a tecnologia para automatizar tarefas.
7.1.3 – Ética e Moral
A ética não pode ser confundida com a moral, pois esta é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Ela é uma reflexão crítica sobre a moralidade, voltada para a ação historicamente produzida com o objetivo de limitar as ações humanas.
Conforme ABBAGNAMO (1998),