radiologia
PELOS PROFISSONAIS DA RADIOLOGIA
Marcelo Costa Seares* e Carlos Alexsandro Ferreira*
* CEFET/SC Núcleo de Tecnologia Clínica, Florianópolis, Brasil. e-mail: seares@pop.com.br sorlacc@hotmail.com exposição, Distância da fonte de radiação e Blindagem com a finalidade de reduzir ao máximo os efeitos deletérios da radiação.
Resumo: Devido à grande importância da radio proteção nos serviços de radiologia, o presente artigo busca revisar a literatura sobre efeitos biológicos da radiação ionizante, comentando seus primeiros relatos, o surgimento da radio biologia e os efeitos biológicos propriamente ditos. Abordará a necessidade de proteção radiológica e seus princípios fundamentais, como também as formas de radio proteção que são comuns nos serviços de Raios-x diagnósticos, Medicina Nuclear, Radioterapia e
Odontologia. Por fim, buscará concluir que é de extrema importância o conhecimento pleno da radio proteção pelos profissionais da área radiológica, para que se possam realizar os procedimentos de forma correta, em benefício da sociedade, sem riscos à saúde do público, paciente, meio ambiente e do próprio profissional de radiologia.
2 Efeitos biológicos da radiação
2.1 Histórico
Em 1895, descobriram-se os raios-X e em 1896, a radioatividade natural. Logo em seguida, ficou evidente que tecidos biológicos eram afetados de maneira danosa pelas radiações ionizantes. Inicialmente, observaram-se danos na pele das mãos dos médicos radiologistas e queda de cabelo de pacientes irradiados. O primeiro relato associando a exposição às radiações à indução de câncer foi publicado em 1902. Logo em seguida, foi descoberto que a irradiação do tecido germinativo de plantas e animais resultava em efeitos nos descendentes.
Entretanto, também foram detectados precocemente os benefícios do uso da radiação no diagnóstico e no tratamento médico (cura de tumores). Evidenciou-se a importância do estudo